quarta-feira, 18 de maio de 2011

Princípios e objetivos dos dons

Lição No. 12 – Princípios e objetivos dos dons

INICIO                        -           Pag.57                         -           QUADRO

Objetivos básicos dos dons: Servir a Deus e aos homens(edificação e salvação dos pecadores)

Deus distribui os dons para os crentes construírem a Sua obra.

      Efs 4:12  tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

 

1.    Dons espirituais – Carisma – pessoa carismática  - “Dons da graça”

1Co 12:31  Mas procurai com zelo os maiores dons.

 

2.    Talentos naturais

a.     Nasce              b. Desenvolve a partir do potencial                    c. Podem também vir de Deus.

Tg 1:17  Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto

 

3.    Dons x talentos

·          Difícil distinção

·          Funcionam de forma parecida

·          Ambos provem de Deus

·          O importante é usar tudo para glorifica a Deus

2 Corintios 5:18  Mas todas as coisas provêm de Deus, que...(ambos provem de Deus)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Colossenses 3:17  E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (O importante é usar tudo para glorifica a Deus)

 

1Pe 4:10  servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

1Pe 4:11  Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, ma quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém. (O importante é usar tudo para glorifica a Deus)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Princípios básicos

Rom 12:3-8  Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.  Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,  assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.  De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;  se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

 

1Co 12:1-14  Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos.

 

1Co 14:39,40 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

 

Efs 4:7-16  Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

 

1Pe 4:7-11  Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.

 

 

Interdependência dos membros da igreja

Um só corpo, mas muitos membros e muitas funções(dons) = uma empresa, uma máquina, um relógio.

1Co 12:25-27 para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros.  De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.  Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.

·          Você consegue perceber os dons na igreja?

·          Ainda falta desenvolvermos mais os nossos dons?

·          Como funciona esta relação entre os membros da igreja? (missões e assistência-Creche)

 

 

Exercício do amor fraternal

Paulo enfatiza o amor cristão como uma cola que junta os membros

·          Amor mútuo – uns aos outros.

·          Amor fraternal – entre irmãos que se perdoam e reconciliam

·          Amor sincero – sem hipocrisia – Igreja não é teatro

Rom 12:9,10  O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;

O amor fraternal e o amor divino

1Co 13:1-10 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria; não se ensoberbece; não se porta inconvenientemente; não busca os seus próprios interesses; não se irrita; não suspeita mal; não se regozija com a injustiça; mas se regozija com a verdade; tudo sofre; tudo crê; tudo espera; tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.

A prática do amor fraternal.

         PAULO:

Efs 4:2  com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Efs 4:15,16  antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

         JESUS

João 13:34,35  Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.  Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

 

·          É possível desenvolver um dom sem amor? (1Co 13:2c)

 

 

 

A expressão da soberania de Deus

Os dons espirituais foram doados soberanamente por Deus e com finalidade por ele determinada.

 

1-       Deus determina e distribui os dons: (distribuiu os dons e a medida de fé suficiente para seu exercício)

Rom 12:3-8  Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.  Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,  assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.  De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada,

2-    Deus coordena e estabelece as funções na igreja: (Deus escolheu nosso lugar de serviço na igreja e arranjou o posicionamento espiritual de seus membros)

1Co 12:11   Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

1Co 12:18  Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

1Co 12:24  ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,

1Co 12:28  E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

3-       Deus Filho é quem edifica a igreja:

Efs 4:7-12  Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

4-    Deus apropria o dom de acordo com Seus propósitos: (Tanto a concessão como o jeito de se exercitar o dom são prerrogativas de Deus)

1Pe 4:10  servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário