quinta-feira, 5 de agosto de 2010

OS NÚMEROS DOS HOMENS X OS NÚMEROS DE DEUS



Claudio Alvarenga
Coordenador da Escola Dominical da 1 IPI de Bauru    


     Desde o ano passado, em conjunto com o Isaar, comecei a pesquisar os números da nossa igreja e mais precisamente os da Escola Dominical. Não sou especialista neste tipo de matéria, mas resolvi buscar mais informação para nosso crescimento como igreja. Também no ano passado na Assembleia Geral tivemos o conhecimento de alguns números não muito agradáveis.
Confesso que quanto mais olhava para estes números mais preocupado e triste ficava. Cada vez mais crescia o sentimento de culpa e de impotência.

     Na semana passada uma noticia na TV apresentou o projeto de construção de uma mega igreja em S. Paulo para mais de 10.000 membros. Por coincidência eu estava lendo um livro do Pr. John MacArthur que é pastor de uma igreja deste porte nos EUA. Neste livro ele fala sobre a busca frenética da criação de mega igrejas nos EUA e o consequente afastamento do Evangelho de Jesus. O crescimento passou a ser mais importante que a doutrina.
Ao final do livro, depois de um quadro bem pessimista, ele apresenta a grande mensagem que conforta e traz alegria aos nossos corações: “...edificarei a minha igreja” Mt 16.18

     Esta é a chave da passagem bíblica que Jesus fala com os discípulos e está se dirigindo a Pedro. Para entender um pouco mais precisamos conhecer o contexto desta fala. Jesus e os discípulos estavam no extremo norte de Israel, próximo à fronteira com o Líbano. Era como se estivessem no exílio. A multidão que antes seguia a Jesus, agora O abandonou. Os lideres religiosos e políticos procuravam mata-Lo. Este era o momento mais critico para discípulos que estavam desanimados e com a esperança minguando.

    Foi neste momento que Jesus declarou “Edificarei a minha igreja”. Nada estava pedido. Deus esta no controle de tudo e plano original ainda esta em andamento.

     A igreja é a preciosa possessão de Jesus, “a qual Ele comprou como seu próprio sangue” At 20.28.
Qual a nossa preocupação então? Somente esta: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16.15.  E a nossa certeza é que Jesus sempre estará edificando a Sua igreja.
Com isto em mente, acho que devemos melhorar, aprimorar e especializar nas coisas que realmente cabem a nós:  ide e pregai.
Conclusão: Somente Deus dá crescimento à igreja. “Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” At 2.47

Deus nos abençoe e acrescente novos salvos a cada dia em nossa igreja. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário