segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um verdadeiro conhecimento do Verdadeiro Deus, Parte 1

Um verdadeiro conhecimento do Verdadeiro Deus, Parte 1

(Sermão Pr. John MacArthur – Traduzido e adaptado)

Lembram-se no Êxodo, quando fizeram o bezerro de ouro? Você sabia que quando os israelitas fizeram o bezerro de ouro, esta era a sua representação do Senhor?

Atos 17 versículo 16, o apóstolo Paulo chegou em sua segunda viagem missionária na grande cidade de Atenas.

http://3.bp.blogspot.com/_YwJeN9VKYiU/S9clzYlcAHI/AAAAAAAAABE/Totf3GzqzI4/s1600/image.jpgAts 17:16  Enquanto Paulo os esperava em Atenas(... que é Silas e Timóteo, que estavam indo se juntar a ele ...), revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos.

Ats 17:17  Argumentava, portanto, na sinagoga com os judeus e os gregos devotos, e na praça todos os dias com os que se encontravam ali.

Ats 17:18  Ora, alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este tagarela? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição.

Ats 17:19  E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?

Ats 17:20  Pois tu nos trazes aos ouvidos coisas estranhas; portanto queremos saber o que vem a ser isto.

Ats 17:21  Ora, todos os atenienses, como também os estrangeiros que ali residiam, de nenhuma outra coisa se ocupavam senão de contar ou de ouvir a última novidade.

Ats 17:22  Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos;

Ats 17:23  Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.

Ats 17:24  O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

Ats 17:25  nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;

Ats 17:26  e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;

Ats 17:27  para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós;

Ats 17:28  porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.

Ats 17:29  Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem.

Ats 17:30  Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;

Ats 17:31  porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Ats 17:32  Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez.

Ats 17:33  Assim Paulo saiu do meio deles.

Ats 17:34  Todavia, alguns homens aderiram a ele, e creram, entre os quais Dionísio, o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.

Paulo, na cidade de Atenas enfrenta a realidade do deus desconhecido. Ele diz: “Esse, pois, que vós adorais sem o conhecer. Com todos os deuses que vocês têm aqui, vocês não tem nada, mas ídolos, vocês não tem nada, mas os falsos deuses. O único Deus verdadeiro é desconhecido para vocês. Toda sua adoração, então, é engano, toda a sua adoração é uma expressão da ignorância, toda a adoração é, então, inútil e sem propósito e realiza absolutamente nada espiritualmente, porque vocês não conhecem o verdadeiro Deus”. Eles estão no escuro sobre o verdadeiro Deus.

Pareceu-me que nós vivemos em uma nação que também poderia ser definida dessa maneira:  cheia de noções sobre Deus, mas o Deus verdadeiro é desconhecido. Temos teologias populares. Temos deuses populares que, infelizmente, muito diferentes do verdadeiro Deus. Embora as pessoas falem sobre Deus e nós afirmamos a existência de Deus, nós supostamente confiamos nEle, (até em nossas moedas), afirmamos a Sua existência. Ele, porém, é desconhecido para nós. Adoramos um deus desconhecido.

Na verdade, como os gregos, nós colocamos um ídolo no lugar do verdadeiro Deus e ignorantemente o adoramos. Suponho que uma pergunta pode ser feita: “Deus criou o homem e revelou-se, ou o homem criou Deus e revelou-se a si mesmo?” Eu acho que este seria o verdadeiro deus popular dos nossos dias e mesmo da chamada igreja. Deus tornou-se uma espécie de projeção de nossas próprias mentes, de nossa própria vontade, da nossa própria tolerância. Criamos um Deus que é confortável para nós. O Salmo 50:21 diz: “pensavas que na verdade eu era como tu?”. Bem, na verdade, este é o caso.

Há todos os tipos de mal-entendidos sobre Deus. Existe a ideia errada de que Deus não é para ser honrado em tudo. Ele deve ser honrado em algumas coisas, mas não em tudo. Ele não tem lugar na praça pública. Ele não deve ser louvado nas escolas. Sua Palavra não deve ser lida em qualquer lugar público. Seu nome deverá ser retirado de qualquer instalação do governo. Nós não devemos ter qualquer tipo de reconhecimento nacional de Deus como um dia de oração ou uma reunião de oração ou qualquer outro evento conduzido por um cristão que afirma o Deus das Escrituras. Mas por outro lado só acreditamos em um deus que é para ser honrado apenas ligeiramente e apenas ocasionalmente, e apenas quando mantido dentro de certos limites. Este deus não é um deus que é digno de honra suprema. Este não é um deus que é merecedor de toda honra. Este deus não tem o que é necessário para tal honra.

Ele também não tem poder. Nós estamos confortáveis com um deus que não exerce o poder absoluto. Nós queremos um deus que tem algum poder limitado, e este é o deus que é popular hoje em dia, não só em nossa nação, mas na igreja. Ele tem boas ideias e estamos contentes por isso. Ele tem intenções nobres, e se esforça para vê-las realizadas. Há coisas que ele gostaria de fazer, mas ele não consegue. E Satanás impede a realização de tudo que deus quer fazer. Deus quer trazer ao mundo a bondade, felicidade e alegria para ser a maneira que todos gostariam que fosse, mas Satanás frustra todos estes propósitos divinos de deus e traz problemas e guerras e conflitos e desastres e crime e destruição. Satanás esta ocupado em frustrar os desejos de deus. Pobre deus, ele simplesmente não tem o poder de realmente fazer o que ele gostaria.

E também falta o conhecimento ao deus popular. Ele tem desejos definidos para o seu reino. Ele tem propósitos definidos que ele gostaria de realizar. Mas ele é muito limitado na capacidade de realizá-los, porque ele está sujeito ao mesmo problema que nós, que é este: Ele não sabe o que vai acontecer. Esta é a nova visão de Deus, chamada "A teologia da abertura de Deus", que Deus não conhece o futuro. É assim que você elimina a responsabilidade de Deus, dizendo que ele não sabe o que vai acontecer. Deus não sabe tudo porque isso ainda não aconteceu, e não pode ser conhecido. Deus é assim como nós, Ele não sabe o que vai acontecer até que realmente aconteça. E isso torna muito difícil planejar.

Assim, deus tem todas estas grandes intenções, todos esses grandes objetivos, todos esses grandes propósitos, mas é severamente limitado, pois ele não pode saber o futuro, não tem conhecimento de eventos que ainda não ocorreram. Ele só pode coordenar essas coisas depois de elas acontecerem. É uma espécie de operação limpeza. Ele não tem mais controle sobre o futuro do que você, ou eu. E ele está sempre reagindo apenas conforme a nossa forma de agir. O futuro não é conhecido e, por conseguinte, o futuro não é planejado por ele. Na verdade, o futuro não é conhecido por ninguém e é apenas previsto como ele se desdobra por milhões de ações de um contingente de vários milhões de pessoas que agem. Portanto, deus não é o único digno de honra suprema. Ele não é aquele que é supremamente poderoso e absoluto. Ele não é o único que tem todo o conhecimento de todas as coisas passadas, presentes todas as coisas futuras e como eles se encaixam em conjunto. Não podemos deixar que ele fosse esse tipo de deus, porque então Eee seria o responsável pelo que acontece.

Ele também não tem sabedoria, pois ouvimos que ele ama a todos incondicionalmente, quer que todos sejam salvos, mas não conseguiu descobrir um plano para que isso aconteça. Ele quer que todos sejam curados. E, francamente, se ele queria que todos fossem curados, não foi muito sábio ao fazer depender que a cura fosse mediante a fé do povo. Se ele realmente queria que todos fossem curados, porque ele não cura a todos? Parece que um plano insensato, se é que realmente quer isto.

Ele também quer que todos sejam ricos. Ele quer que todos sejam saudáveis e ele quer que todos sejam bem sucedidos e prósperos, mas ele realmente criou um plano bastante inepto para obter esse feito, porque ele fez que depende de nós. É um plano pobre que reflete uma falta de sabedoria.

E o deus popular carece de santidade. Ele realmente não acredita que o salário do pecado é a morte eterna do inferno e a punição eterna. Ele ama a todos incondicionalmente. Ele trata a todos com compaixão incondicional. E ele nunca iria enviar boas pessoas para o inferno. Assim, seu senso de justiça é limitado. O senso de justiça é limitado e, portanto, sua santidade é limitada.

E ele não tem autoridade também. Ele não é realmente soberano sobre todas as pessoas, toda a criação, e todos os eventos e todas as experiências. Ele gostaria de ser. Ele alega estar na Bíblia, mas é realmente apenas palavra vazia. Sim, quando ele diz que está no controle de tudo , todos os seus propósitos serão mantidos e ninguém pode impedi-los, isso é só palavra vazia de sua parte. Ele realmente não está no controle. Qualquer autoridade que ele tenha, quaisquer prerrogativas que exerça, qualquer escolha que faça, quaisquer direitos que ele possua, estão ao final, subordinados à autoridade e os direitos e as escolhas e as prerrogativas das pessoas. E, a propósito, se ele tem algo de bom para oferecer às suas criaturas, ele deve oferecê-lo igualmente a todos, isso é justo. E para ser realmente justo, ele tem que oferecê-lo igualmente a todos e a decisão final tem que ser de cada indivíduo. Isto é que é justo.

Assim, o homem exerce a autoridade final. Deus tem menos liberdade do que o homem porque deus não pode escolher. Ele só pode oferecer escolhas ao homem.

Este é o Deus da Bíblia que é perfeito em poder, perfeito em glória, perfeito em conhecimento, perfeito em sabedoria, perfeito em santidade, exercendo perfeita autoridade?

Não, o deus que eu descrevi para você é um ídolo. O deus que eu descrevi para você é um deus falso. O deus que eu descrevi para você é um objeto de blasfêmia, existe não apenas no pensamento das pessoas de fora da igreja, mas no pensamento das pessoas de dentro da chamada igreja. Fizeram um ídolo. Eles criaram um deus que não existe.

Posso ilustrar isso de muitas maneiras, mas uma que está na minha mente e domina os meus pensamentos, é a ideia de que o deus que nós sentimos confortáveis não é realmente único. Ele não tem exclusividade. Ele realmente não é muito diferente do que nós. De fato, a verdadeira questão é que ele compartilhou de sua própria natureza com a gente. Nós somos todos pequenos deuses. Todos nós temos um pedaço da natureza divina.

Agora que você já ouviu isso. Isso é panteísmo, certo? Que Deus está em tudo e em todos. Isto encontrou um caminho para entrar no “cristianismo evangélico”. Eu vou te mostrar como.

---------------------------FIM DA 1ª. Parte--------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário